Nesta comunicação apresenta-se um breve resumo da vida de Jan Amos Komenský (John Amos Comenius), um reformador educacional, teólogo e pensador social, checo do século XVII, mais conhecido pelos seus métodos inovadores de ensino. Visto no contexto geral de sua vida - uma vida turbulenta vivida, em grande parte, durante a Guerra dos Trinta Anos - muitas das opiniões e esforços de Comenius parecem ser influenciados pelos tempos sombrios.

A guerra mudou completamente a vida de Comenius, tanto como homem e como teólogo. A sua vida pessoal foi severamente afectada quando, tal como como todos os protestantes, foram proibidos de permanecer em terras checas por um decreto imperial de 1627, tendo de sair do país com a idade de 36 anos. Contrariamente às suas expectativas, ele não mais pode regressar: ele passou o resto de sua vida na Polónia, Inglaterra, Suécia, Hungria, e morreu na Holanda 42 anos depois, em 1670. Como teólogo, padre e último bispo da Unitas Fratrum ("Unidade dos Irmãos") da igreja, ele teve que assistir, impotente, tal como os Unitas, que estavam sendo destruídos e seus membros convertidos à força ao catolicismo ou ao exílio. A guerra representou também um problema teológico e filosófico muito importante para ele. Tentando entender por que indivíduos, facções religiosas e países, todos acreditando no mesmo Deus, travaram guerras uns contra os outros, ele projectou um novo sistema chamado Pansophia, - um conceito de educação universal e de harmonização de todo o conhecimento, com a intenção de melhorar as relações humanas e trazer a paz.

A paz na terra, segundo ele, só existiria se os homens parassem de lutar, se unissem e começassem a cooperar para realizar a vontade de Deus. Ele estava convencido de que isso poderia ser alcançado da melhor forma através da formação Pansophica de todos os homens de todas as nações para ver a harmonia subjacente do mundo e superar a sua aparente desarmonia. Comenius acreditava que pedaços de sabedoria de Deus foram espalhados em todo o mundo e que os homens podem ser ensinados a encontrá-los e a juntá-los. Nas suas palavras, os homens devem reunir “as peças da imagem de Deus nas coisas e colocá-las juntas numa nova sabedoria, o que seria um reflexo do Criador” e “começar a difundir a luz da sabedoria por todo o mundo”.

Só a experiência da perfeita harmonia”, declarou, “é a verdadeira sabedoria, o verdadeiro fruto da educação”. Assim, e por último, os pensamentos sobre a paz e a melhoria das relações humanas levaram Comenius a esforçar-se para reformar a educação – esforço esse ao qual dedicou quatro décadas de sua vida. Os seus novos métodos e princípios de ensino receberam a aclamação internacional, embora o conceito fundamental de compreensão universal e de cooperação tivesse sido - previsivelmente - entendido como uma visão irrealista pelos governantes da Europa desunida do século XVII, permanecendo assim, desde então.

Ao juntar peças de sabedoria Comenius encontrou, sem dúvida, o seu reflexo na recolha de provérbios ao longo da sua vida. A colecção, não concluída durante a sua vida, teve um título provisório, mas revelador “Sabedoria dos Antigos Checos como um espelho apresentado aos seus descendentes” e foi organizado em dezenas de secções detalhados com assuntos variando de “assuntos gerais” (céu, fogo, luz) a plantas e animais e a partes do corpo, artesanato, comércios, etc, como se fosse para mostrar - em harmonia com a proposição Pansophica de Comenius - que a sabedoria pode ser encontrada em qualquer pequena criatura, objecto ou actividade.

Tanto a concepção de colecção como a tentativa de definições de provérbios de Comenius e outros frasemas serão discutidos com mais detalhe nesta apresentação. O corpus de mais de dois mil frasemas incluídos na colecção será brevemente caracterizado, com especial ênfase nas diferenças entre os provérbios encontrados na colecção de Comenius e os utilizados na língua moderna Checa.